abacate3Fruto do abacateiro, que beneficia as artérias, reduz o colesterol, dilata os vasos sanguíneos. Sua principal gordura, o ácido oleico monoinsaturado (concentrado também no azeite de oliva), age como antioxidante, bloqueando a toxicidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Uma das maiores fontes de glutadiona, um poderoso antioxidante, que comprovadamente bloqueia trinta agentes cancerígenos diferentes e a proliferação do vírus da AIDS em experimentos em tubos de ensaio. Também é vasodilatador. É ainda fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar) e de beta-sitosterol (substância que combate a obesidade e diminiu os níveis de cortisol)

O abacate é um alimento muito rico em gorduras (cerca de 20%), das quais 1/5 são saturadas e 4/5 insaturadas. Além de apresentar conteúdo protéico muito superior ao da maioria das frutas (cerca de 2,15%), contém vitaminas (A, B1, B2, niacina, C e E) e minerais (fósforo, ferro e cál cio). Seu teor em hidratos de carbono é pequeno (Cerca de 5, 5 %), motivo pelo qual pode ser utilizado (com moderação) pelos diabéticos.
Devido à sua ação benéfica sobre a pele e os cabelos, o abacate constitui a base de uma série de produtos de beleza, tais como cremes, xampus, sabonetes, emulsões hidratantes, loções etc. A casca moída é um bom remédio contra vermes intestinais.
O caroço, tostado e moído bem fino, combate a diarréia. O chá do cozimento do caroço é usado no tratamento do eczema, sobretudo do couro cabeludo.

Composição nutricional do abacate, em 100g:

162 calorias
1,8 g proteínas
6,4 g carboidratos
0,0 mg colesterol
89,0 mEq potássio

O abacate pode ser consumido puro, batido como um doce, ou então como prato salgado (por exemplo a Guacamole, prato de origem mexicana).

O doce de abacate ou o abacate batido no liquidificador com açúcar, deve ser consumido apenas ocasionalmente, uma vez que torna-se um alimento com valor calórico extremamente elevado – juntamos a gordura do abacate (que apesar de ser de boa qualidade engorda da mesma forma), com o acucar simples. Isso se transforma em uma bomba de calorias. Com quantidade moderada de açúcar, uma taça desta preparação pode chegar a ter cerca de 425 calorias.

Já a preparação Guacamole, pode ser consumida, também em quantidades controladas, como uma entrada, substituindo o patê com algumas torradinhas. Cada colher de sopa cheia da preparação tem cerca de 40 calorias.

Quem quer perder peso, deve consumir preferencialmente a fruta, em pequena quantidade. 1/4 da fruta tem cerca de 80 calorias.

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