Além da identificação da fome e dos fatores não alimentares que nos levam a comer, é necessário observar também algumas estratégias comportamentais que nos fazem prestar mais atenção no momento da refeição, não permitindo que fatores exrtenos guiem nosso consumo alimentar. Seguem algumas dicas importantes:

Relaxar um pouco antes de iniciar a refeição – algumas pessoas preferem descansar em uma poltrona confortável por uns 10 minutos antes de comer; outras preferem sair para uma caminhada;
Comer sentado, com talheres e prato, mesmo que a refeição seja composta por apenas uma fruta
Comer devagar e saborear a comida, tentando identificar todos os ingredientes e cada tempero utilizado
Nao fazer nada alem de comer (desligar TV, radio, etc), para evitar distrações, especialmente as propagandas sobre alimentos
Descansar os talheres a cada 3 a 4 garfadas, para termos tempo de comer com calma
Mastigar completamente antes de engolir, para facilitar a digestão e o advento da saciedade
Fazer uma pequena pausa no meio da refeição, também para comermos sem pressa
Deixar um pouco de alimento no prato, se se sentir saciado antes de terminar. E melhor jogar um pouco de comida fora do que se entupir sem necessidade
Deixar a mesa imediatamente apos comer, para evitar de ficar “beliscando” sem necessidade
Jogar os restos de comida imediatamente.

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