A gestação determina um aumento das necessidades nutricionais da futura mãe não só para corresponder as suas necessidades, como também as do feto. Embora uma mãe desnutrida possa gerar uma criança sadia, estudos de nutrição em mulheres durante a gestação tem mostrado uma relação definitiva entre a dieta da mãe e as condições do bebe ao nascer.
É recomendada uma quota energética adicional diária de 300 calorias para satisfazer o gasto energético da gestante. A ingestão de todos os nutrientes deve ser aumentada. Segue abaixo uma relação dos tipos de alimentos e a quantidade a ser consumida diariamente:

Leite e derivados: 5 porções (1 porção = 1 copo de 200 ml de leite ou 1 copo de iogurte ou 1 pedaço médio de queijo ou 1 colher de sopa de requeijão)
Carnes: 2 porções ( 1 porção = 1 bife médio de carne de boi, frango, peixe, peru ou 2 ovos cozidos)
Paes e cereais: 5 porções (1 porção = 1 pãozinho ou 2 fatias de pão de forma ou 2 colheres de sopa de arroz ou outro cereal ou 1 batata media)
Leguminosas: 2 porções ( 1 porção = 2 colheres de sopa de leguminosa)
Verduras: 2 porções (1 porção = 3 colheres de sopa de verdura cozida ou 1 prato de sobremesa raso de verdura crua)
Legumes: 2 porções ( 1 porção = 3 colheres de sopa de legume)
Frutas: 3 porções (1 porção = 1 unidade)
Eventualmente podem ser consumidos alimentos como bolo, chocolates e doces, mas com uma freqüência semanal, pois a gordura e o açúcar em excesso se tornam prejudiciais pela alta incidência de vômitos e fazem com que a gestante ganhe alguns quilos a mais do que deveria e tenha dificuldade em perde-los após o parto.

EXEMPLO DE CARDÁPIO

DESJEJUM
1 xícara de café ½ copo de leite ou iogurte
2 fatias de pão integral ou 1 pão francês ou 4 bolachas tipo água e sal ou 4 torradas pequenas 2 fatias médias de queijo fresco magro ou 2 colheres de sopa de requeijão ou queijo cremoso
LANCHE DA MANHÃ
1 xícara de cereal integral 1 copo de iogurte ou leite
ALMOÇO
1 prato de sobremesa de salada crua 4 colheres de sopa de legume cozido 4 colheres de sopa de arroz ou 1 xícara de macarrão ou 2 batatas médias
½ concha de feijão ou outra leguminosa 1 porção media (120g) de carne magra 1 fruta
LANCHE DA TARDE
1 xícara de leite ou iogurte 4 bolachas de água e sal ou 4 torradas pequenas ou 2 fatias de pão de forma ou 1 pão francês 1 colher de sopa de requeijão ou queijo cremoso ou 1 fatia média de queijo magro
1 fruta
JANTAR
idem almoço
CEIA
½ copo de leite ou iogurte 4 torradas ou bolachas tipo água e sal ou 4 torradas 1 fatia grande de queijo fresco ou 1 colher de sopa de queijo cremoso ou requeijão

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