A definicão de constipação é muito sujetiva. Na opinião de alguns indivíduos isto pode ser devido às suas fezes serem muito sólidas, pequenas, infrequentes ou difíceis de serem expelidas, com a sensação de evacuação incompleta.
O tipo de dieta ingerida é responsabilizada por influenciar o tempo que antecede a defecação.
Segue abaixo uma orientação dietética generalizada:

ALIMENTOS QUE DEVEM SER INGERIDOS COM A MAIOR FREQUENCIA:

– Cereais integrais: farinhas integrais, pão integral, trigo integral, biscoito de trigo integral; arroz integral;
– Leguminosas frescas e secas: feijão, grão de bico, fava, lentilha;
– Frutas frescas ( exceto maçã e banana maçã ): laranja com bagaço, mamão, pera, uva, figo, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana prata;
– Sementes oleaginosas: nozes, avelã, amendoas, castanhas, amendoim, pistache;
– Verduras ( de preferência cruas ): alface, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre,
nabo, repolho, rabanete, cenoura, mostarda, brócolis, pimentão, etc;
– Frutas secas: uva passa, figo, ameixa, damasco;
– Sucos de frutas ( sem coar ): laranja, tangerina, abacaxi, maracujá;
– Leite e derivados, principalmente batido com frutas e mel;
– Ban-chá ou há de jasmin;
– Farelo de trigo.

* Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia *

EM CASO DE PERMANECER POR 3 DIAS SEM EVACUAR:
– Bater no liquidificador 1 copo de leite gelado, ½ mamão papaya, 4 ameixas secas
e tomar em jejum; ou
– Ferver em 1 xícara de água 6 ameixas secas, coar e tomar à noite.

Importante: Esta orientação é genérica, e portanto não substitui a consulta com um nutricionista.

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